Escola Domingos Capela
O Clube de Francês Le TOP du FLE
Le TOP du Fle é um clube de francês que se dirige aos alunos do 3º ciclo que têm francês como língua estrangeira 2.Decorre todas as sextas-feiras, das 14H30 às 16H.Este projeto visa proporcionar aos alunos um espaço de aprendizagem complementar às atividades letivas regulares da disciplina de Francês, L.E.II, onde se poderão conjugar aspetos lúdico-didáticos, alargar o horizonte cultural dos alunos e desenvolver o gosto pela língua francesa e fomentar consequentemente um efetivo sucesso educativo.
https://www.facebook.com/Le-TOP-du-FLE-534136003343981/info?tab=page_info
Escola Dr. Manuel Gomes da Almeida
O Núcleo de estágio de Francês
Desde o ano letivo de 2010/2011 o Agrupamento Dr. Manuel Gomes de Almeida tem um núcleo de estágio de Francês por onde já passaram oito estagiários devidamente formados para exercerem a profissão de professores de FLE. Este núcleo trabalha em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e,no presente ano letivo, com a instituição homóloga de Coimbra.Este trabalho tem permitido a renovação constante das estratégias de ensino/aprendizagem, a ligação à universidade e a fontes de formação por excelência.
Há largos anos que os alunos da ESMGA se candidatam à certificação DELF.
Escola Dr. Manuel Laranjeira
A Secção Europeia de Língua Francesa (SELF)
O Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira integra a rede de Secções Europeias de Língua Francesa, em Portugal. Além de um reforço semanal na língua francesa, os alunos que integram a SELF beneficiam de uma disciplina não linguística (DNL), lecionada em Francês, uma vez por semana.
Em setembro 2006, abriam as duas primeiras turmas, na Escola Dr. Manuel Laranjeira: uma turma beneficiava de aulas de Geografia em Francês, outra de aulas de Matemática. Três anos letivos mais tarde, abriu uma nova DNL- História. Depois, foi a vez das Ciência Naturais serem leccionadas em Francês.
Desde 2014/ 2015, a Escola Sá Couto, tendo integrado o Agrupamento, também passou a propor aos seus alunos a frequência da SELF. Desde então, em cada ano letivo, abre uma turma de sétimo ano SELF em cada estabelecimento de ensino.
Na Escola Dr. Manuel Laranjeira, funcionam três turmas: uma do sétimo, outra do oitavo e uma última do nono ano, graças a três equipas pedagógicas que preparam em conjunto os recursos necessários ao funcionamento das aulas de DNL.
Docentes que integram ou integraram as equipas pedagógicas da Secção Europeia de Língua Francesa:
Francês: Lídia Marques, Maria de Fátima Canarias, Maria Irene Monteiro
Geografia: Lucinda Sá e Armando Alves
Matemática: Eunice Couto
História: Olívia Soares
Ciências Naturais: Fernanda Ramos, Paula Pereira e Raquel Brandão
O centro de exames DELF (Diploma de Estudos em Língua Francesa)
O DELF Scolaire é um diploma oficial do Ministério da Educação Francês reconhecido a nível internacional. É proposto às escolas públicas e privadas, de acordo com um protocolo estabelecido entre a Embaixada de França e o Ministério da Educação Português, com condições excecionais para as escolas. Estes diplomas baseiam-se no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e permitem aos alunos certificarem as suas competências em língua francesa.
Os professores examinadores/corretores são habilitados pelo CIEP (Centre International d’Études Pédagogiques) que também é responsável pela conceção das provas.
O DELF Scolaire é a oportunidade para os jovens de obterem um diploma reconhecido internacionalmente e válido para a vida! Poderá constituir uma mais-valia para o currículo dos alunos e eventuais candidaturas a universidades ou escolas de língua francesa, nomeadamente para candidatura ao programa Erasmus.
Desde 2010, a Escola Dr. Manuel Laranjeira é centro de exames DELF, acolhendo todos os anos quase duas centenas de alunos dos testabelecimentos de ensino do Concelho de Espinho ( Escola Manuel Laranjeira, Escola Sá Couto, Escola Dr.Gomes de Almeida, Escola Profissional e Escola Profissional de Musica) e de várias escolas da região: Escola Secundária Almeida Garrett (Gaia), Agrupamento de Escolas António Sérgio (Gaia), Colégio Internato dos Carvalhos, Agrupamento Soares de Basto (Oliveira de Azeméis), Colégio Nossa Senhora da Bonança (Gaia), Agrupamento de Escolas João da Silva Correia (São João da Madeira), Agrupamento de Escolas de Canelas, Escola Sophia de Mello Breyner (Arcozelo), Escola Secundária de Arouca, do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo(Oliveira do Douro), Escola Básica Júlio Dinis (Grijó), Colégio de Educação Integral (São João da Madeira), Colégio dos Cedros (Gaia) e Agrupamento de Escolas da Corga do Lobão.
Todos os anos, várias dezenas de alunos deste estabelecimento de ensino se candidatam aos DELF, A1, A2, B1 e B2, com uma taxa de sucesso largamente acima dos 90%.
Da equipa de corretoras / examinadoras do DELF fazem parte duas professoras de Francês de Espinho, Carlota Madeira do Agrupamento de Escolas Dr. Gomes de Almeida e Lídia Marques, o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira.
Escola Profissional de Espinho
O Francês na ESPE
A Escola Profissional de Espinho, criada em 1990, está profundamente entrosada no tecido económico e na estrutura social da região envolvente do concelho de Espinho. Do seu projeto educativo abrangente, ressalta o propósito e o esforço em atender às diversas realidades sociais existentes, às diferentes valências económicas do meio e às suas carências formativas, em particular dos jovens.
A Escola ministra cursos profissionalizantes de dupla certificação (12º ano de escolaridade) nas áreas de Comércio/Vendas; Eletrónica e Telecomunicações; Mecatrónica; Apoio à Gestão Desportiva; Auxiliar de Saúde; Informática/Instalação e Gestão de Redes. Além destes cursos, a ESPE propõe ainda os cursos de Organização de Eventos; Receção e Turismo onde a aprendizagem do francês tem uma importância relevante.
A ESPE abrange também o Ensino Básico Vocacional (9º ano de escolaridade), nas áreas de Hotelaria, Comércio, Segurança no Trabalho, Hardware, Eletricidade e Eletrónica.
Desde 2015, os alunos da ESPE candidatam-se à certificação DELF.
Escola Profissional de Música de Espinho
O Francês na EPME
A Escola Profissional de Música de Espinho, desde 2013, tem vindo a colaborar com os Agrupamentos de Escolas Dr. Manuel Laranjeira e Dr. Manuel Gomes de Almeida, no sentido de proporcionar e desenvolver o ensino da língua francesa. Para tal, ao longo de todo o ano letivo, os alunos realizam diversas atividades, comemorando, por exemplo, datas importante do calendário francês (dia de são Valentim, dia de La Chandeleur), promovendo atividades lúdicas momentos intensos durante a Festa da Francofonia.
Além disso, desde o ano 2015, a EPME coordena a realização do Concurso Interescolar da Canção Francófona.
É de realçar que, desde 2015, os alunos da EPME candidatam-se à certificação DELF.
Escola Sá Couto
O Francês na Sá Couto
O francês é opção como segunda língua estrangeira, a partir do 7º ano.
Desde 2014, os alunos podem ainda integrar a Secção Europeia de Língua Francesa, beneficiando assim de um reforço semanal de língua e de uma aula de Ciências Naturais lecionada em Francês (DNL).
No ano letivo 2015/2016, existem já duas turmas de Secção Europeia de Língua Francesa: uma do 7º ano e outra do 8º, na Escola Sá Couto.
Há alguns anos que os alunos da Escola Sá Couto se candidatam à certificação DELF.